Quem é o Douglas Dofu!

Minhas Origens Familiares

Quem poderia imaginar que dois casais, vindos de lugares tão distantes, seriam responsáveis por moldar toda uma geração aqui em Poços de Caldas!

Meus avós paternos, o Sr. Osório Cândido de Souza e a Sra. Lourdes de Maria de Souza, vieram da Zona Rural de Areado (MG) e Botelhos (MG), respectivamente. Eles tiveram seis filhos: Afonso, Ana Alice, Ana Lúcia, Ana Maria, Geraldo e Maria Helena. Já meus avós maternos, o Sr. Antônio Moraes e a Sra. Maria Adelaide Marico, chegaram da Zona Rural de Vargem Grande (SP), buscando oportunidades de trabalho na zona rural de Poços de Caldas. Eles tiveram nove filhos, sendo: Ismael, João, Gerson, Dalva, Vera Lucia, Claudio, Norival, Jonivaldo e Rosângela.

Minha mãe, Maria Rosângela Moraes de Souza, vive em Poços desde os seus 17 anos. Ela trabalhou como empregada doméstica por muitos anos e também empreendeu, produzindo quitutes para vender. Em 1998, ela passou no concurso da Prefeitura de Poços e ocupa até hoje o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais.

Meu pai, Geraldo Martins de Souza, está em Poços desde os seus  27 anos. Começou a trabalhar muito cedo na zona rural, depois, veio para a cidade e entrou na empresa Danone, trabalhando em diversos cargos e se adaptando aos diferentes turnos. Permaneceu na mesma empresa até se aposentar.

Meus pais se conheceram em 1979 e se casaram em 1988, foram morar em uma casa na região sul de Poços, onde, depois, fomos criados. Eles tiveram dois filhos: minha irmã Paula, e, eu, Douglas.

 

Herdei da minha mãe o jeito extrovertido e brincalhão, além do respeito pelas opiniões alheias, mesmo quando discordantes. Do meu pai, carrego a determinação, a obstinação e a persistência para alcançar meus objetivos. Ambos me ensinaram a importância da dedicação e do compromisso com o trabalho. Até hoje, busco aconselhar-me com eles e raramente passa um dia sem que conversemos.

Hoje sou casado com a Renata e pai do Miguel. Minha irmã Paula se casou com o Luiz Fernando, e eles têm o Túlio. Os primos Miguel e Túlio são como irmãos de criação.

Infância

Nasci em 1991 e fui criado na zona sul de Poços de Caldas, próximo ao Conjunto Habitacional Pedro Afonso Junqueira. Estudei no CEMAI e na Escola Municipal Doutor Pedro Afonso Junqueira, no Jardim Kennedy.

Depois, por dois anos, frequentei a Escola Municipal Maria Ovidia Junqueira. Nesse período, também permanecia na escola no contraturno, pois minha mãe trabalhava lá e não tinha com quem deixar a Paulinha e eu.

Nessa época, quando a situação financeira não era das melhores, uma das lembranças mais fortes é quando chegava o dia das crianças e meu pai trazia presentes especiais da empresa. Por conta dos turnos de trabalho, a espera não tinha horário certo, e era um desafio estar acordado quando o tão esperado presente chegava.

Adolescência

Quando me formei na 8ª série (hoje 9° ano), fui para a Escola Estadual David Campista, localizada na região central da cidade. Durante o Ensino Médio morei com minha avó Maria, que já era viúva. Dividimos o mesmo teto até os últimos dias de sua vida, no ano de 2018. A partida dela foi um momento muito difícil da minha vida.

Aos finais de semana, eu encontrava meus pais e minha irmã. A adolescência foi uma fase intensa. Embora sempre focado nos estudos, intensifiquei minha prática esportiva. No aspecto social, sempre fui muito comunicativo, e esse traço se acentuou nessa fase. E foi na adolescência que comecei a trabalhar, mas falarei de trabalho adiante. 

Tive fases musicais bem marcantes, como o rock e o axé, mas hoje meu gosto musical é mais eclético e diversificado.

Foi na adolescência que surgiu o apelido Dofu, composto pela primeira sílaba de Douglas e a primeira de fubá .

Vida pessoal

No tempo disponível, minha prioridade é ficar com a família e reunir-me com amigos. Muitos desses amigos são da época em que eu morava na zona sul. Além disso, sou apaixonado por esportes. Na academia, minha meta é ir todos os dias para cuidar da saúde. Nos fins de semana gosto de correr. 

Vida Profissional

Minha jornada profissional começou cedo, aos 14 anos, quando trabalhei como garçom em um hotel na cidade. Posteriormente, atuei na área de comunicação visual em outra empresa enquanto ainda cursava o ensino médio.

Ao ingressar no curso de eletrotécnica na Escola Dom Bosco, consegui um estágio na Danone. Rapidamente percebi que não tinha afinidade com o trabalho elétrico, permanecendo apenas dois meses nesse setor. No entanto, essa experiência se transformou em uma oportunidade, e fui transferido para a área de planejamento da empresa. Durante um ano conciliei o estágio com a conclusão do curso de eletrotécnica.

Em seguida, decidi cursar Engenharia de Produção. Durante esse período, trabalhei em uma fábrica de lanternas e faróis de caminhão. Comecei no setor de expedição e, posteriormente, migrei para a logística. Destaquei-me internamente e fui promovido para a área comercial, onde adquiri conhecimentos valiosos e participei de diversas qualificações profissionais. Com apenas seis meses na empresa, já representava a organização em feiras e eventos fora de Poços de Caldas.

Do quinto para o sexto período da faculdade tomei uma decisão corajosa: deixei meu emprego e, junto com um sócio, fundei minha própria empresa. Desde então, nossa empresa está ativa, contribuindo para a economia local desde o ano de 2013.

Formação Política e vida Pública

Desde 2016, tenho participado ativamente de processos eleitorais. Naquele ano, contribuí para a campanha do Vereador eleito Lucas Arruda. 

Em 2018 concluí o MBA de Gestão Pública e, em 2019, tive a honra de ser o primeiro candidato do Sul de Minas a participar do programa de formação do Renova BR.

Em 2020, fui eleito vereador pela primeira vez na cidade, obtendo 1044 votos, e assumi no 1° biênio a função de Primeiro-Secretário da Mesa Diretora da Câmara. No biênio 2023-2024, assumi a Presidência da Câmara Municipal, tornando-me o presidente mais jovem da história do Legislativo local.

Nos anos de 2021 e 2022 o Renova BR reconheceu três ações relevantes durante o meu mandato: apoio ao trabalhador e ao negócio local, avanços na mobilidade urbana e transparência no mandato!

Minha atuação na vida pública reflete meu compromisso e dedicação à representação dos interesses da comunidade. Continuarei trabalhando com intensidade para contribuir positivamente com nossa cidade e região.